4 de novembro de 2010

Senso Critico

Estávamos em época de eleição. Com a era da internet, tv, mídia manipuladora, ficou fácil nos posicionarmos a favor de um candidato e fazermos piadinha contra os outros concorrentes. O difícil hoje é pensar. Questionar tudo aquilo que a gente vê nos e-mails, muitas vezes inventados. Ninguém é crítico o bastante para ver os dois lados da situação.
Você não se torna mais informado e menos ignorante porque leu na Veja a matéria sobre o "maravilhoso Serra", ou sobre o "péssimo presidente Lula". Da mesma forma que você não é a pessoa mais culta do mundo defendendo o Lula, a Dilma, o PT, e criticando o Serra. O mundo precisa de gente que pense. Que pondere. Que realmente abra a mente e olhe (evito usar a palavra Veja) para a realidade. E não se faz isso assistindo à Globo. As grandes revistas e emissoras só são grandes pelo dinheiro que têm, e pelos interesses que se encontram por trás delas. Elas não são grandes por exporem os fatos de forma clara, afinal manipulação é muito mais fácil de se exercer do que a imparcialidade.
Não condeno ninguém por pensar de acordo com o meio. Hoje isso é a coisa mais fácil do mundo, somos manipulados por todos os lados. Se somos da Elite, temos que nos posicionar a favor do Serra porque ele "defende" nossos interesses. Se somos pobres, nordestinos, sem nenhuma renda, temos que nos posicionar a favor do Lula e da Dilma porque foi com o PT que se deu o Bolsa Família (leia-se 'tapa buraco'). Ninguém se coloca no lugar do outro. Mais do que na Era da manipulação, estamos na Era da individualidade. E com o individualismo, fica ainda mais fácil de se ser manipulado pelo que nos rodeia.
O Voto é essencial. Não é ano de anular uma das poucas vezes em que você pode opinar! Coisa de alienado. Pior que votar equivocado é não votar.E ano de eleição deveria ser um momento no qual o povo pudesse exercer seu senso crítico, assistindo ao Jornal Nacional e lendo revistas. Mídia imparcial não existe, mas nem por isso não podemos ser imparciais para analisarmos, de todos os ângulos, todos os candidatos, até o momento em que realmente formarmos uma opinião. Porque OPINIÃO é pra ser formada, e não pra vir pronta de outra pessoa ou outro meio.
Utilizemos então o nosso direito de pensar. De gritar. E depois de termos uma opinião formada, vale a pena ponderar a opinião alheia. "Só não muda de ideia quem não tem ideias".
Porque ter opinião é um direito. Mas formar essa opinião com senso crítico é apenas para aqueles que exercem seu direito de pensar. ;)


#Indico

Nenhum comentário:

Postar um comentário